Pesquisa em Seres Humanos

29/04/2015 17:56

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEPSH) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoveu nesta quarta-feira, 29 de abril, no Centro de Ciências da Educação (CED), um seminário sobre ética na pesquisa com seres humanos em diferentes áreas do conhecimento.

Seminário de Ética nas Pesquisas com Seres Humanos -  Foto Tamiris Moraes-7

Ministrado pelos professores Washington Portela de Souza, coordenador do CEPSH, eLeda Maria Braga Tomitch, representante do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE) no Comitê, o seminário esclareceu dúvidas sobre ética em estudos com humanos e sobre a Plataforma Brasil, sistema eletrônico criado pelo governo federal para sistematizar o recebimento dos projetos de pesquisa em todo o país.

Segundo Portela, os comitês de ética em pesquisa (CEPs) são importantes para o desenvolvimento consciente dos projetos. “No início, as portarias do Ministério da Saúde se voltavam mais às pesquisas clínicas. Os CEPs começaram a se desenvolver por causa disso, e hoje abrangem também a questão mais humana”, explica.

No Brasil, a legislação pertinente é elaborada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), a qual possui regras específicas para cada tipo de estudo que envolve seres humanos. Quem aprova e fiscaliza projetos dessa natureza são os comitês de ética em pesquisa e colegiados interdisciplinares de cada instituição. Em Florianópolis, por exemplo, existem CEPs na UFSC, Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Hospital Infantil, entre outros.

Mais informações: Sistema Nacional de Ética em Pesquisa do Governo (Sisnep);

Wagner Reis/Estagiário de Jornalismo da Agecom/DGC/UFSC