Curso EAD de uso e manejo de animais de laboratório

29/09/2018 18:46

Curso EAD de uso e manejo de animais de laboratório

Estão abertas, até 5 de outubro, as inscrições para o curso de capacitação no uso e manejo de animais de laboratório, oferecido na modalidade de ensino a distância. O treinamento é gratuito e voltado a profissionais e pesquisadores que atuam com bioterismo e modelos experimentais.

A iniciativa é resultante da proposta aprovada pela Rede Nacional de Biotérios (REBIOTERIO) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e integra uma das frentes de atuação do órgão para o fortalecimento da pesquisa brasileira. O curso foi lançado em julho deste ano e o primeiro período de inscrições atraiu cerca de 500 alunos.

As vagas são ilimitadas. O conteúdo do curso mescla vídeo-aulas, materiais de apoio para leitura e testes de múltipla escolha. A plataforma digital também permite a interação entre os participantes e monitoria por plantões de dúvidas.

“Outro ponto positivo é que cada aluno pode determinar o ritmo do aprendizado, uma vez que aulas vão sendo abertas à medida em que a pessoa avança nos módulos”, complementa a corresponsável pelo curso e coordenadora da Rede USP Biotérios, Patrícia Gama. Gama divide a coordenação do curso com a docente da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, Claudia Mori.

Parceria

O iniciativa busca a ¿capacitação e a qualificação de profissionais para atuarem na produção de animais de laboratório e que possam contribuir efetivamente que o bem-estar dos animais seja garantido¿, explica o Diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, Marcelo Morales, no vídeo de apresentação do curso.

A criação do curso teve o envolvimento multidisciplinar entre servidores da universidade, docentes e parceiros. Gama reforça que a chamada da REBIOTERIO do CNPq permitiu à USP gerar um curso atualizado com envolvimento de diferentes profissionais que planejaram o conteúdo de forma ampla e integrada, considerando as particularidades e expertises de cada tema.

Mais informações sobre o conteúdo do curso e inscrição estão no site do ICB-USP.

Curso EAD – Capacitação no uso e manejo de animais de laboratório

Período de Inscrição: 24 de setembro a 5 de outubro de 2018